terça-feira, 9 de julho de 2013

Ideias Subversivas: Vassalagem aos EUA

O incidente com o avião do presidente boliviano na passada semana poderá ter passado um pouco despercebido devido às frenéticas notícias sobre a demissão de ministros. Infelizmente, deixou-se passar entre a população portuguesa, mas não entre toda a população da América Latina, um dos incidentes mais graves a nível diplomático, que terá consequências graves para Portugal por um período indeterminado.

A proibição do sobrevoo/aterragem do avião do presidente Evo Morales em Portugal demonstra a grande vassalagem a que nós, assim como os outros países europeus, prestamos aos EUA. Sem discussão, sem qualquer prova ou facto, os americanos tomaram essa decisão soberana e portuguesa. Para além de ainda hoje ter sido visível em noticiários televisivos a queima da bandeira portuguesa nas ruas da Bolívia, a sua população olha cada vez mais, e com grande razão, para a nossa americanização, mesmo após ter estalado o grande escândalo do Prism (Edward Snowden).

Continuamos a não ter um espírito crítico, e a não depender de nós próprios para tomar decisões que apenas a nós nos compete. O bem e o mal não são termos padronizados pelos EUA. São definições relativas dependendo de cada sociedade, e a nossa relatividade passou a totalitária.

As perdas não serão apenas económicas. As perdas serão também em termos de relações bilaterais sociais (e.g., seremos olhados de lado quando visitarmos a Bolívia). E acima de tudo, deixamos de ser uma nação “amiga”. Pode não parecer importante, mas em toda a América Latina reina a união e o espírito de entreajuda: quando um está mal, correm todos para ajudar. Basta ter visto a reacção proteccionista e solidária por parte de muitos outros países da América do Sul, algo que nunca se verificaria, nos dias de hoje, entre os países europeus.

Só temos a aprender com a outra verdadeira América.

Dinis Lopes

PS: Mesmo com a tentativa de desmentir o sucedido do ex-ministro, ministro e vice-primeiro-ministro Paulo Portas, o mal está feito. A mensagem foi passada.

Sem comentários:

Enviar um comentário