domingo, 17 de março de 2013

Manifesto pela Democratização do Regime


A notícia de um Manifesto pela Democratização do Regime foi divulgada esta última semana por uma lista de cidadãos de várias áreas. São movimentos como este que são necessários para o futuro da contestação nacional à política de seguida actualmente e solução para a falta de credibilidade na política em Portugal. O manifesto pode ser lido aqui.

Em baixo apresento as principais ideias expressas no manifesto onde a sua conclusão é que a solução “passa obrigatoriamente pelo fim da concentração de todo o poder político nos partidos e na reconstrução de um regime verdadeiramente democrático”. Passo a citar:

«Impõe-se uma ruptura, que a nosso ver passa por três passos fundamentais:

- Em primeiro lugar, por leis eleitorais transparentes e democráticas que viabilizem eleições primárias abertas aos cidadãos na escolha dos candidatos a todos os cargos políticos;

- Em segundo lugar, pela abertura da possibilidade de apresentação de listas nominais, de cidadãos, em eleições para a Assembleia da República. Igualmente, tornando obrigatório o voto nominal nas listas partidárias;

- Em terceiro lugar, é fundamental garantir a igualdade  de condições no financiamento das campanhas eleitorais. O actual sistema assegura, através de fundos públicos, um financiamento das campanhas eleitorais que contribui para a promoção de políticos incompetentes e a consequente perpetuação do sistema.»

A leitura é simples e curta e penso que, mesmo que não seja a solução total para a nossa situação, não deixa de apresentar ideias a serem estudadas no curto prazo.

Dinis Lopes

2 comentários:

  1. Parece-se bastante com o que se tem vindo a passar em Itália com o movimento de cidadãos liderado por Grillo, que tem como principal objectivo "lavar" a classe política que afirma estar "morta" de tão podre que se encontra. Teve tal sucesso nas eleições que o próximo governo, a existir, depende da vontade e dos elementos deste movimento.

    ResponderEliminar
  2. Em Itália, o novo partido do Comediante Grillo está assente na contestação permanente do sistema recusando qualquer negociação com outros partidos. No fundo o sistema politico em Itália permanece igual, só que com um maior número de votantes em pedófilos e comediantes, no qual o comediante vai levar a votação de novas leis ao Facebook.

    Dinis Lopes

    ResponderEliminar