quarta-feira, 6 de março de 2013

Mostrar Portugal lá fora

Meio escondido no fundo das abas do jornal Público online lia-se "Alentejo estreia superprodução vídeo para mostrar a região onde há «tempo para ser feliz»". O título refere-se a um curto vídeo meio ao jeito cinematográfico - com direito a enredo e música consonante com a acção - que em pouco menos de 7 minutos procura mostrar o que o Alentejo de melhor tem para oferecer. Apesar da história tola de uma jovem senhora estrangeira que tenta salvar o seu cão Tempo encurralado e à deriva num balão de ar quente, o pequeno filme entretém e corre muitas das paisagens e até alguns costumes locais. Porventura não será o melhor filme turístico que já cá se fez mas é sem dúvida diferente e, diria mesmo, bastante competente. Vejam por vós próprios:



Num outro registo, mas não menos competente, foi há uns dias publicado pelo Turismo de Portugal um outro pequeno vídeo de promoção nacional lá fora. Este, através de testemunhos estrangeiros - reais ou fictícios - tenta passar uma mensagem diferente e nem sempre explorada pelas entidades turísticas nacionais: o Português, na generalidade, acolhe com generosidade, sem medo de sair do conforto da sua língua e sempre com uma enorme vontade e orgulho de mostrar a sua história e a sua cultura.
Nós, que cá por fora andamos meio camuflados - pois vimos de um canto pouco conhecido e sem um notório sotaque em línguas estrangeiras - tantas vezes deixamos surpresos os que nos ouvem, com as histórias do que fomos, com os relatos do que somos e temos, com os sabores que veneramos e damos a conhecer, com os costumes que não dispensamos, e com a paixão com que contamos tudo isto.
Raras não são as vezes em que esta paixão se pega aos que connosco se cruzam tornando-nos, de facto, os melhores embaixadores de Portugal.
Fica o vídeo de que falo:



GT

Sem comentários:

Enviar um comentário